segunda-feira, 20 de junho de 2011

Voce conhece a sindrôme da pressa?

Se você vive em uma cidade com um grande número de habitantes, onde há mais cobrança profissional e o cotidiano agitado acaba gerando estresse, certamente irá se identificar com alguns sintomas da Síndrome da Pressa.


Veja alguns exemplos:

A – Você está dirigindo por uma grande avenida quando o trânsito para por completo. O seu compromisso é às 9h e você tem certeza que não vai dar tempo! Buzina sem parar, se pendura na janela, bate na lateral do carro gritando e gesticulando. Mas, às 8h20, já está no local combinado.









B – Você estaciona o carro e caminha apressadamente para uma reunião de trabalho. Olha o relógio e são 8h15. Então, acelera um pouco mais os passos, porque já está atrasado! Alguns metros depois, olha as horas novamente e… “Não é possível! Ainda são 8h15! Esse relógio só pode estar parado!”

C – A semana foi difícil e você resolveu passear na praia com a família. Está andando pelo calçadão e uma senhora, que aparenta ter seus 70 anos, caminha à sua frente em um ritmo muito mais lento do que o seu. Você pensa até em xingá-la. Ao invés disso, pisa forte, ultrapassa a senhora e fica resmungando sobre o acontecido durante mais de meia hora nos ouvidos da sua mulher.

Você se identificou com algumas dessas situações? Pois você pode estar com a Síndrome da Pressa!

Hoje em dia, principalmente nos grandes centros, é muito comum ter pressa. Temos prazos e metas para cumprir e um mercado de trabalho muito competitivo. Mas será que essa pressa constante é realmente necessária? Não faz mal? E como faz! Tensão, impaciência, hostilidade e ansiedade são algumas das características dessa síndrome – que pode resultar em depressão, problemas gástricos, insônia, fadiga e até pressão alta.

E esse transtorno pode ser uma das principais causas da intolerância e desrespeito no trânsito. Por isso, dicas como respiração pausada, paciência, tolerância em situações difíceis, exercícios físicos, postura corporal e, claro, muito sorrisos gratuitos são exemplos de como combater esse mal que atrapalha o cotidiano da vida moderna.

Quer ser mais gentil? Quer fazer um Trânsito+gentil? É difícil, sim. Mas dá pra fazer – e é muito recompensador. Mesmo quando a gente está com pressa!



Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/07/06/sindrome-da-pressa-ja-afeta-cerca-de-30-dos-brasileiros-diz-especialista.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário