![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKdpfIUkRIbWUoTEfKChpthnv89MzeydOlJKxIVKpLlCZwl7-s6HWQPvwJnWTNEQZ13mcEcWOD1dsWbZeGyZ6T5aHZX9d2XciaIxFyA22GW7G51_Yl7KddRV1yE2UtJQv5wNup3dYkVBEL/s400/auto-estima.jpg)
O que mais limita o ser humano? O medo. E qual é o maior medo? O medo de errar. Desde criança, somos treinados para abominar o erro. Tanto em casa quanto na escola, somos proibidos de errar. Meu pai dizia: “Em boca fechada não entra mosquito”, ou seja, é preferível ficar calado a arriscar uma opinião ou manifestar uma insatisfação. Na escola, os erros são punidos com notas baixas e advertências. Quando cursei o primário, havia nota de comportamento, e me lembro (ainda com tristeza) de ter levado um zero por discordar de minha professora.
Mas, se não errarmos, como vamos aprender? A frase de Sêneca que diz: “Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos; é porque não ousamos que elas se tornam difíceis”. E Abílio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar, garante: “Nossa fé é a única coisa – compreenda bem isso – que assegura o bom êxito de nossos empreendimentos”. Segundo ele, para vencer medos e incrementar nossa fé é importante cultivar o otimismo.
Portanto, a pergunta é: como ser mais otimista em um mundo infestado de pessimistas?
Arrisque mais e se prepare. Tenha a coragem de elogiar a si: "Parabéns, você conseguiu. Você é um vencedor!".
Caso cometa um erro, por mais grave que seja, você sempre terá novas oportunidades. Ao errar, pergunte-se: "Como posso fazer para melhorar?".
Veja uma oportunidade em cada calamidade. O otimista não permite que uma infelicidade contamine toda a sua vida, mas sabe que, muitas vezes, as sementes de uma grande realização aparecem justamente nos momentos de crise.
Jamais se prenda ao erro, mas à solução. Em geral, o medo de errar paralisa as pessoas. Lembre-se de quando aprendeu a andar, ler, escrever , foram muitos erros. Agora, com a prática, tudo vai se tornar facil.
Agarre as oportunidades para praticar sempre. Insista em sua melhoria contínua. Reinvente-se a cada momento e saiba que sua competência será recompensada.
Acredite em você, em seu potencial e nas pessoas. Seja honesto. Erros são perdoados.
Tenha uma visão clara do que deseja em curto, médio e longo prazo: "Peça e receberá. Busque e encontrará. Bata na porta, e ela se abrirá para você". Mas para bater com convicção e com freqüência é preciso coragem!
Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.
ResponderExcluir