sábado, 22 de outubro de 2011

Arrisque se supere e vença seus medos !



O que mais limita o ser humano? O medo. E qual é o maior medo? O medo de errar. Desde criança, somos treinados para abominar o erro. Tanto em casa quanto na escola, somos proibidos de errar. Meu pai dizia: “Em boca fechada não entra mosquito”, ou seja, é preferível ficar calado a arriscar uma opinião ou manifestar uma insatisfação. Na escola, os erros são punidos com notas baixas e advertências. Quando cursei o primário, havia nota de comportamento, e me lembro (ainda com tristeza) de ter levado um zero por discordar de minha professora.



Mas, se não errarmos, como vamos aprender? A frase de Sêneca que diz: “Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos; é porque não ousamos que elas se tornam difíceis”. E Abílio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar, garante: “Nossa fé é a única coisa – compreenda bem isso – que assegura o bom êxito de nossos empreendimentos”. Segundo ele, para vencer medos e incrementar nossa fé é importante cultivar o otimismo.


Portanto, a pergunta é: como ser mais otimista em um mundo infestado de pessimistas?



Arrisque mais e se prepare. Tenha a coragem de elogiar a si: "Parabéns, você conseguiu. Você é um vencedor!".



Caso cometa um erro, por mais grave que seja, você sempre terá novas oportunidades. Ao errar, pergunte-se: "Como posso fazer para melhorar?".



Veja uma oportunidade em cada calamidade. O otimista não permite que uma infelicidade contamine toda a sua vida, mas sabe que, muitas vezes, as sementes de uma grande realização aparecem justamente nos momentos de crise.



Jamais se prenda ao erro, mas à solução. Em geral, o medo de errar paralisa as pessoas. Lembre-se de quando aprendeu a andar, ler, escrever , foram muitos erros. Agora, com a prática, tudo vai se tornar facil.



Agarre as oportunidades para praticar sempre. Insista em sua melhoria contínua. Reinvente-se a cada momento e saiba que sua competência será recompensada.



Acredite em você, em seu potencial e nas pessoas. Seja honesto. Erros são perdoados.



Tenha uma visão clara do que deseja em curto, médio e longo prazo: "Peça e receberá. Busque e encontrará. Bata na porta, e ela se abrirá para você". Mas para bater com convicção e com freqüência é preciso coragem!









Dicas para dirigir a noite




Dirigir à noite tem suas vantagens e desvantagens. Os pontos positivos são a comodidade de lidar com menor trânsito, ver o caminho iluminado pelas luzes de outros carros, o estresse geralmente é menor, assim como o tempo de viagem.Entre as desvantagens, o incômodo de ser ofuscado por faróis de motoristas pouco experientes no sentido contrário, a redução nos reflexos do motorista e a pior visibilidade. Os problemas de guiar à noite envolvem o motorista, a estrada e o carro.Alguns fatores que afetam durante a condução noturna são:- Visão: muita gente não consegue ver bem com pouca luz, ou tem pouca capacidade de se adaptar à escuridão, por isso o motorista deve se concentrar mais ao volante
- Ofuscamento: Existem motoristas que podem ficar cegos por um curto período de tempo quando encaram uma luz brilhante e demoram a se recuperar da cegueira, sobretudo os motoristas mais idosos. Por isso deve-se usar os faróis altos apenas quando necessário, para não afetar os demais motoristas.- Fadiga e desatenção: São problemas comuns a quem dirige muito à noite. A necessidade de dormir foge ao controle da própria pessoa e a sonolência torna os reflexos mais lentos e aumentam a probabilidade de ocorrer algum acidente- Pouca iluminação: Algumas estradas têm iluminação pública, mas a grande maioria é escura, escondendo perigos que poderiam
ser facilmente vistos de dia- Motoristas alcoolizados: os condutores sob influência de álcool ou outras drogas são um perigo para si mesmos e para os outros. Convém ter atenção especial em áreas próximas a cidades onde a estrada é usada para curtas distâncias na volta pra casa.- Luzes: para que o motorista possa ver e ser visto durante a noite, os faróis e luzes de freio e sinalização devem estar limpas e em perfeito funcionamento.- Para-brisas e espelhos: É importante ter o para-brisas e os espelhos do carro limpos e ajustados corretamente. Na escuridão, as luzes podem refletir na sujeira do vidro ou do espelho e prejudicar ainda mais a visibilidade.