sábado, 23 de julho de 2011

Carteira Vencida, veja como renovar !!







Segue abaixo informações sobre procedimentos exigidos pelo Detran para renovação da Carteira de Habilitação.








Documentação


1 - Para quem tem CNH com foto, emitida no estado do Rio de Janeiro

Original do documento de identificação;
Original da CNH vencida;
Original do Duda pago;
Se o motorista mudou de endereço recentemente, terá de levar cópia do comprovante de residência ou fazer declaração sobre a mudança.
Documento de comprovação de trabalho, opcional, para definir região do exame.

OBS.:
1 - Se o usuário quiser alterar qualquer dado em seu cadastro, terá de apresentar original e cópia do documento com a nova informação.
2 - Os motoristas que possuem CNH com foto, mas que nela não conste o número do CPF, terão que levar uma cópia deste documento.


2 - Para quem tem CNH sem foto ou emitida em outro estado da federação
Original e cópia do documento de identificação;
Original e cópia do CPF;
Original e cópia do comprovante de residência ou fazer **declaração de residência;
Original do Duda pago;
Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação.

OBS.:
1 - Se o usuário quiser alterar qualquer dado em seu cadastro, terá de apresentar original e cópia do documento com a nova informação.
2 - As carteiras emitidas em outro estado devem fazer a averbação no Rio de Janeiro. Para saber como proceder, clique aqui

** a) Nos casos em que o usuário residir com terceiros (parentes, amigos, outros) será necessário apresentar em nome do titular com o qual reside: um comprovante de residência (original e cópia) e uma declaração de residência assinada pelo titular, com firma reconhecida, garantindo que o interessado reside naquele domicílio. A exigência da declaração com firma reconhecida por semelhança (como verdadeira ou autêntica) é para garantir a segurança administrativa e a relevante importância que o comprovante de residência tem perante o órgão de trânsito.

b) Caso o usuário não tenha, de forma alguma, como comprovar residência, ele deverá abrir um processo administrativo explicando por que não tem como comprová-la. Mas atenção: este procedimento é válido apenas para os casos em que o usuário não consiga nenhuma comprovação documental referente ao local onde reside. O usuário deve apresentar original e cópia da carteira de identidade e inserir no processo administrativo uma declaração de residência (formulário que pode ser impresso no site do Detran). Para abrir o processo, os moradores da região metropolitana devem se dirigir à sede do Detran, no Protocolo Geral, na sobreloja, das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município onde residem. O processo será analisado pela Diretoria de Habilitação.



Exames



Exame médico.

O condutor com exame de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos, contados a partir da data de validade, deverá submeter-se ao Curso de Atualização para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Prova de atualização (somente para motoristas que tiraram a Primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998).

OBS.: O exame médico é cobrado pela clínica credenciada.


Taxa de Serviço Pagável no Banco Itaú




Valor (Duda): (cod.:204-6) R$ 90,30 + taxa bancária.


OBS 1: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.

OBS 2: De acordo com a lei estadual 4.085, de 10 de março de 2003, idosos, a partir de 65 anos, estão isentos do pagamento da taxa.


Taxa de Reexame Pagável no Banco Itaú


Somente para motoristas que tiraram Primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998, e não obtiveram aprovação em prova de atualização, na primeira tentativa)

Valor (Duda): (cod.:202-0) R$ 90,30 + taxa bancária


OBS.: Se o usuário pagar o Duda em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado em 24 horas. Se for em cheque, somente seis dias depois. Esses são os prazos para que o banco informe ao Detran-RJ sobre os pagamentos.


Procedimentos



Postos do Rio, Grande Rio e interior:

1) Motoristas habilitados depois de 21 de janeiro de 1998

Pagar a taxa de serviço.
Agendar a entrega da documentação num dos postos. O agendamento pode ser feito no portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento através do telefone 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h) ou dos telefones 3460-4040/4041 (de segunda a sexta, das 8h às 20h).
Comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária.
O candidato receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionai. Mas, para isso, deverá apresentar Carteira de Trabalho, **contracheque, declaração do empregador ou equivalente.
Na clínica, o candidato deverá pagar uma taxa pelo exame médico.

** O contracheque é necessário para que se possa comprovar o local de trabalho do usuário e, assim, oferecer a ele a opção de fazer o exame médico em clínica localizada na região onde trabalha. Por este motivo, o contracheque deve conter o endereço onde o usuário exerce suas atividades profissionais.


2) Motoristas habilitados antes de 21 de janeiro de 1998


Pagar taxa de serviço
Agendar o serviço pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo Teleatendimento do departamento. Os telefones são: 0800-0204041 (serviço gratuito somente para o interior, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 20h) ou 3460-4040/4041 (de segunda a sexta, das 8h às 20h).
Comparecer ao posto no dia marcado para dar entrada no serviço e entregar a documentação necessária. Nesse momento, o usuário pode agendar a prova de atualização.
Se o usuário aproveitar a visita ao posto para agendar a prova de atualização, ele será informado, no mesmo momento, sobre o dia, local e horário de realização do teste.
Motoristas com deficiência auditiva devem agendar a prova de atualização para os postos do município de Niterói ou do Largo do Machado, bairro da Zona Sul do Rio, às sextas-feiras, quando há intérprete para atendê-los.
Em caso de falta ou reprovação, será cobrado um DUDA para a realização de exame, que deverá ser agendado novamente.
Se houver necessidade de cancelamento ou reagendamento da prova, o usuário deve respeitar os seguintes prazos:
- Prova Eletrônica (capital e região metropolitana) – até 23h59 do dia anterior à prova.
- Prova Manual (interior) – até 23h59 da terça-feira anterior à prova.
Caso o usuário prefira agendar a prova de atualização em outro momento, ele pode ligar para o Teleatendimento ou agendar o serviço pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Em qualquer um dos casos, ele também será informado sobre o dia, local e horário de realização da prova de atualização.
O candidato receberá o nome da clínica credenciada da região onde se encontra sua residência ou domicílio, com o respectivo endereço, telefone e horário de funcionamento, anotados no verso do formulário de exames. A clínica será indicada eletronicamente pelo sistema informatizado. Será facultada a opção pela região onde o candidato exerça, comprovadamente, suas atividades profissionais, e para tanto deverá apresentar Carteira de Trabalho, **contracheque, declaração do empregador ou equivalente.
Na clínica, o candidato deverá pagar uma taxa pelo exame médico. Em seguida, basta retornar ao posto com o resultado do exame para dar prosseguimento à retirada do documento.

** O contracheque é necessário para que se possa comprovar o local de trabalho do usuário e, assim, oferecer a ele a opção de fazer o exame médico em clínica localizada na região onde trabalha. Por este motivo, o contracheque deve conter o endereço onde o usuário exerce suas atividades profissionais.


sexta-feira, 8 de julho de 2011

O trânsito muda quando você muda! PENSE

Ministério das Cidades e Denatran - Departamento Nacional de Trânsito, cria campanha sob o conceito "O trânsito só muda quando a gente muda", para diminuir os acidentes nas férias de julho.

A agência apostou no apelo à população em refletir sobre mudança de comportamento. As peças, que englobam mídia eletrônica e impressa, evidenciam o que se pode fazer para melhorar o trânsito ao invés de apenas esperar a mudança de comportamento dos outros. O plano de mídia engloba também ações nas redes sociais e divulgação na internet.

Vale a pena insentivar a campanha,não podemos cobrar hábitos que nos mesmos não temos .
Pare e pense e reveja seus conceitos. Para um trânsito melhor e preciso sermos melhores


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Celular e direção : Uma combinação perigosa

Certamente, essa infração é uma das que mais cresce em todo o país. Ser flagrado falando ao telefone celular pode levar à perda de quatro pontos na carteira de habilitação e a uma multa de 80 Ufirs. Talvez, devido ao fato de essa infração ser difícil de ser flagrada, os motoristas têm abusado cada vez mais. Esse abuso certamente se deve à falta de informação da maioria das pessoas. Faltam-lhes conhecimento e educação para o trânsito. O comportamento de dirigir um veículo é composto por múltiplas tarefas. Envolve a tomada de informação, o processamento de informação, a tomada de decisão e as atividades motoras. Muitos motoristas acreditam que dirigir envolve apenas as atividades motoras e, portanto, o uso do telefone celular, especialmente o viva-voz e o fone de ouvido, não afetaria o comportamento de dirigir, pois as mãos ficam livres. Todavia, não é bem assim. Dirigir envolve uma carga mental ou cognitiva, isto é, o motorista precisa atender e depreender vários estímulos que estão em seu ambiente interno (dentro do veículo) e externo (vias, estradas, ambiente em geral). Dados epidemiológicos e experimentais revelam que os motoristas que fazem uso do telefone celular enquanto estão dirigindo têm um risco de 3 a 9 vezes maior de se envolverem em acidentes fatais quando comparados com aqueles que não fazem uso de celulares. Além disso, não há qualquer vantagem no uso do telefone celular viva-voz ou fone de ouvido em relação ao uso do telefone celular manual. O risco é idêntico em todas as condições.

Fonte: http://www.educacional.com.br/reportagens/transito/psicologia.asp

Importância da cadeirinha

O uso da cadeirinha de carro é obrigatório no Brasil e quem não utilizá-la será punido com multa. Mais importante que a obrigatoriedade por lei, porém, é a segurança do seu filho. Segundo dados oficiais, em 2007 acidentes de transporte mataram 570 crianças de 0 a 4 anos no Brasil -- e o número pode estar subestimado.

Grande parte dos acidentes acontece perto de casa, em ruas onde a velocidade não passa de 60 km/h. O corpo das crianças é frágil, e as cadeirinhas são projetadas para segurá-las nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos.

O próprio impacto com o cinto de segurança, quando ele está na posição inadequada, ou muito largo, pode causar lesões nos órgãos e levar à morte.

Por isso, usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático, como usar o cinto de segurança é para os adultos. Acostume seu filho desde pequeno a sempre usar a cadeirinha no banco de trás. Ele não vai estranhar vai simplesmente achar que é assim que as coisas funcionam.


Fonte:http://brasil.babycenter.com/baby/protecao/cadeirinhas/